segunda-feira, 6 de junho de 2011

Consultor da Fecomércio explica mudanças no uso de cartões de crédito

A partir de 1º de junho, entraram em vigor as novas regras para o uso de cartões de crédito. Para facilitar a compreensão de cada mudança, o Banco Central (BC) elaborou uma cartilha explicativa. O consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Fábio Guedes, teve acesso ao conteúdo da cartilha e esclareceu as mudanças mais importantes.

“Uma das principais mudanças está nas taxas cobradas. O BC reduziu de oitenta para cinco o número de tarifas. Com isso, as taxas permitidas atualmente são anuidade, emissão de segunda via do cartão, retirada em espécie na função saque, pagamento de compras e avaliação emergencial do limite de crédito”, observou Guedes.

O consultor também destacou o motivo da mudança ocorrida em relação ao valor mínimo da fatura mensal, que hoje, já atualizado, corresponde a 15% do valor total a ser pago. “No início do ano o BC identificou que as famílias brasileiras têm aumentado o índice de endividamento. E boa parte deste aumento é devido ao hábito de pagar apenas o valor mínimo da fatura, que, por sua vez, acarreta em juros cobrados pelas administradoras de cartões de crédito. Então, para reduzir esse quadro, o BC aumentou este valor e isso também significa que o consumidor passa a pagar menos juros”, explicou.

Em dezembro, o valor mínimo passa a ser 20% do total da fatura. Uma ação que visa reduzir ainda mais os juros e amenizar o alto índice de endividados no país. Outra mudança está nos tipos de cartões oferecidos, que com as novas regras se fixa em apenas dois: o básico, exclusivo para o pagamento de compras, contas e serviços, cujo preço da anuidade deve ser o menor oferecido; e o diferenciado, que, além de permitir o pagamento de contas, abrange programas de benefícios e recompensas e, por isso, com anuidade mais alta.

“Estas mudanças são boas para o consumidor. Afinal de contas, aumentou-se a transparência do que se é pago e cobrado em termos de serviços de administradoras de cartões de crédito”, ressaltou. A cartilha com as explicações do BC pode ser conferida no endereço http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf.

Em caso de irregularidade, o BC disponibiliza ao consumidor o número 0800 979 2345, que funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta. Ou, se preferir, a reclamação também pode ser feita via internet, pelo site www.bcb.gov.br.



Fonte: Fecomércio/AL

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